Ferramentas de acessibilidade

Portal Municipal de Santana

ir para conteudo
Freguesia de São Jorge assinala os seus 510 anos de existência

A freguesia de São Jorge assinalou os seus 510 anos de existência com uma sessão solene.

A cerimónia contou com a presença do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Santana, Dinarte Fernandes, que no seu discurso, sublinhou “a honra” de estar presente num espaço que foi “concebido e executado pela Câmara Municipal de Santana”, destacando a relevância deste tipo de obras para a valorização das freguesias, tanto do ponto de vista urbanístico como da mobilidade.

Dirigiu também palavras ao Secretário Regional da Agricultura e Pescas, Nuno Maciel, relembrando o enorme potencial agrícola do nosso concelho. Temos jovens agricultores empenhados, temos água em abundância e condições climáticas que hoje permitem culturas outrora impossíveis.

O presidente da autarquia lembrou ainda a existência de caminhos agrícolas pendentes desde 2019, nomeadamente os trechos entre o Farol e a Vigia, e na Ribeira Funda, reforçando a necessidade da sua concretização para apoiar os agricultores locais.

O autarca deixou ainda um apelo à revitalização das freguesias, alertando para a necessidade de manter as comunidades vivas e dinâmicas. “Sem pessoas, sem crianças, é impossível sentir o pulsar da freguesia”, disse, relembrando a importância da reconversão da antiga escola local num lar de idosos como forma de criar emprego, gerar movimento económico e atrair novos residentes.

Parabéns São Jorge e parabéns aos São Jorgenses!

Poderá consultar o artigo na nossa página de facebook, clicando aqui