O Município de Santana apresenta condições únicas e excecionais, do Mar à Serra, para o chamado turismo de natureza (turismo verde).
Esta é uma aposta forte deste executivo, que tudo fará para criar condições atrativas ao investimento nesta área. A natureza brindou-nos com uma beleza natural única e excecional e devemos aproveita-la bem.
Assim, pretendemos atrair turistas e investimentos turísticos de pequena e média dimensão, informando-os daquilo que nós temos para oferecer como "destino verde". A nossa Floresta Laurissilva (Património Mundial da Unesco), a Reserva Mundial da Biosfera também atribuído pela mesma entidade, a Reserva Natural da Rocha do Navio - Rede Natura 2000 (Santana - S. Jorge, onde prevalece o Sítio da Rocha do Navio e o Sitio do Calhau de S. Jorge), a Achada do Teixeira e o Pico Ruivo!
No património cultural e edificado, as Casas Típicas de Santana serão a todo o custo para preservar, pois são a imagem de marca do concelho e da Madeira. Assim como as Casas Típicas de São Jorge, as nossas Levadas (Levada do Caldeirão Verde, Levada do Rei,...), os nossos magníficos Miradouros (Balcões, Beira da Quinta,...) e os Caminhos Reais (caminhos centenários) como o Caminho Real n.º 23 entre Santana - S. Jorge e Arco de S. Jorge - Boaventura.
Nas nossas Instâncias Balneares do Faial e São Jorge poderão desfrutar das nossas praias de rocha vulcânica basáltica.
Quanto ao património religioso, está bem representado pela Igreja Matriz de São Jorge, esplendor máximo do barroco do século XVIII.
São estas e muitas outras potencialidades que queremos e devemos mostrar a quem nos visita e que permitirão atrair mais turistas ao nosso Concelho. Estes são alguns dos argumentos para nos virem visitar!
Foto inicial: Nascer do Sol no Pico Ruivo - Francisco Gonçalves