As Reservas da Biosfera são territórios que se diferenciam pela singularidade e conservação do seu património natural, em harmonia com a valorização do património cultural e o bem-estar das comunidades locais.
Em Portugal representam 12% do território nacional e correspondem a 26% do número das Áreas Protegidas e Classificadas. Em 2021 residiam nas Reservas da Biosfera 283 960 pessoas, 3% da população residente em Portugal.
As Reservas da Biosfera têm três eixos primordiais, o de conservação do património natural e cultural, o de desenvolvimento sustentável e por último mas não menos importante, o de suporte logístico, os quais devem promover uma gestão mais ativa e participada.
A Reserva da Biosfera de Santana desenvolveu nos últimos meses as seguintes iniciativas:
- Eixo de conservação: Apoio à plantação do trigo; Apoio à água de rega
- Eixo de desenvolvimento: Instalação de luminárias mais eficientes na Avenida 25 de Maio; Festa dos Compadres; Festival Agrícola e Repentista da Madeira – FARM
-Eixo de logística: Monitorização de insetos e morcegos – LIFE Natura@night; Campanhas de limpeza da Praia da Foz da Ribeira do Faial; Sessão informativa sobre a Reserva da Biosfera; Exposições: Festa dos Compadres, Santana Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO, Agricultura em Santana
Poderá consultar o artigo na nossa página de facebook, clicando aqui
