Fonte: Ultra Skyrunning Madeira
Ainda faltava muito para o sol nascer quando os atletas partiram para a maior prova desta Ultra SkyRunning Madeira e certamente a maior aventura enfrentada por muitos destes 44 concorrentes. 55 kms de corrida de montanha, com desníveis acentuados e elevado grau técnico.
O traçado da prova, do nível do mar até ao Pico Ruivo, o ponto mais alto da Madeira, exigiu o máximo da resistência física e psíquica que o corpo humano consegue aguentar.
No incrível tempo de 5h 47m e 37seg ’’ o jovem eslovaco de 26 anos Peter Frano foi o grande vencedor.
Peter FRano
Nas senhoras, a melhor atleta foi a Espanhola Virginia Mesonero com o tempo de 7h 15m e 19 seg.
O melhor português foi o prestigiado atleta madeirense Luis Fernandes que terminou na 4ª posição, sagrando-se assim campeão nacional de Ultra Sky marathon já que esta prova incluía o campeonato nacional desta distância.
Com perto de 130 atletas, a Santana Sky Race 23 kms foi a prova mais concorrida mas também muito sofrida. O espanhol Pere Aurel que ontem surpreendeu ao vencer a prova Vertical, hoje correu nas distâncias em que é grande especialista e saiu naturalmente vencedor. A jovem madeirense Sara Rodrigues foi a melhor entre as atletas femininas.
Na Furão Sky Race de 10 kms, novamente mais de uma centena de atletas, e novamente uma vitória portuguesa. Paulo Aguiar, vencedor desta prova no ano passado, repetiu a proeza, no tempo de 49m e 24 segundos, mesmo apesar de estar lesionado.
Charlotte Cotton, que foi a melhor atleta feminina na prova Vertical de ontem, voltou a ser a primeira senhora a cortar a meta, neste 10 kms de hoje.
A ultra Skyrunning Madeira regressa em 2023 para voltar a pôr os melhores do mundo a correr nos picos da mais bela paisagem de Portugal.
Photo credits:
- Diogo Abreu
- João M Faria